Vale Europeu

VALE EUROPEU

O Circuito do Vale Europeu está localizado no médio vale do Itajaí, sendo composto por 9 municípios (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó), no centro norte do estado de Santa Catarina, se assim, com acesso facilitado por rodovias estaduais ou federais (BR-470 e BR-101), por aeroportos (Navegantes, Joinville, Florianópolis e Curitiba) e até por portos (Itajaí e São Francisco do Sul).
A região possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho.
O Circuito também é marcado pela presença marcante da cultura européia, que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes.
A região do Circuito possui diversas opções de lazer e infra estrutura turística para a prática de esportes de aventura, turismo de compras e turismo gastronômico.

SOBRE O CICLOTURISMO

São 7 dias de pedaladas pernoitando cada dia num local diferente. Os 300km do circuito são todos sinalizados com placas e setas amarelas, por isso ele é considerado auto guiado (self guided). O trajeto é circular começando e terminando na cidade de Timbó (SC) de fácil acesso, cerca de 30km de Blumenau. Com uma média de 50km por dia o circuito passa por 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.
Este roteiro é o principal destino dos cicloturistas no Brasil e o primeiro no país planejado e organizado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Foi desenhado de modo a passar pelos melhores atrativos turísticos da região, como cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais, passando por estradas de terra bonitas e tranquilas.
Além da sinalização o ciclista recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessárias para a viagem. O passaporte, também retirado na inscrição, é carimbado nos hotéis e outros estabelecimentos turísticos, comprovando a passagem do ciclista, e ao final dá direito a um certificado de conclusão do circuito.

QUER SABER MAIS ACESSE: http://circuitovaleeuropeu.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário